domingo, outubro 01, 2006

Retorno à infância

Em casa da minha avó materna, havia sempre uma embalagem de creme Nívea, daquelas mais achatadas. Durante a semana, lembrei-me muito do perfume tão característico desse creme hidratante, da sua textura espessa e da indissociável cor azul da embalagem redonda com letras brancas.
Comprei uma latinha no supermercado e levei-a para casa.
Naquela espécie de recipiente estava guardada uma recordação da minha infância, a que agora queria voltar. Abri-a de imediato para sentir o aroma e, para grande surpresa minha, nada aconteceu. Não associava o perfume do creme aos encantadores momentos da infância vividos em casa da minha avó.
Confusa e entristecida, apressei-me a retirar a película prateada e a meter os dedos no creme, besuntando ansiosamente as mãos. Talvez tenha sido a esperança de me lembrar de algo que me ligaria a uma pessoa amada e desaparecida, que me trouxe por fim a sua imagem e, juntamente com a dela, a minha com seis anos, sete, a perguntar o que era aquilo que cheirava tão bem.
Fosse por que motivo fosse, revivi aquele momento e, após ter chorado, descansei.

7 Comments:

Blogger Teresa Durães said...

:)

As avós sempre nos deram a sensação de segurança, conforto e mimos!

Boa noite para ti e um beijo

domingo, outubro 01, 2006  
Blogger Embryotic SouL said...

Adorei o texto...profundo e muito sentido. Os que por aqui passarem, decerto se lembrarão de algum momento bonito passado com a sua avó(eu lembrei-me). Bonita homenagem...
Um sopro sentido

domingo, outubro 01, 2006  
Blogger Joker said...

Uma linda forma de a sentires mais perto de ti...

Gostei muito da nostalgia das palavras!

segunda-feira, outubro 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, outubro 03, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O cheiro...uma carruagem que nos transporta sem dúvida alguma...outras vezes há imagens que nos fazem sentir o cheiro...É uma benção esta, a dos "sentidos"...
Beijinho com cheiro a mar

terça-feira, outubro 03, 2006  
Blogger Um Poema said...

Memórias de uma infância feliz. Cheiros, tacto, imagens...
Um abraço

terça-feira, outubro 03, 2006  
Blogger Bia said...

Nivea, o creme lá de casa, e sabes que os dermatologistas continuam a dizer que esse Nivea, que eu chamo o de caixa azul é do melhor?
Quiseste sentir o perfume a textura, quiseste por as mãos no passado e o teu coração fez-te reviver e chorar, mas chorar faz bem, alivia-nos a alma.
um beijinho

quarta-feira, outubro 04, 2006  

Enviar um comentário

<< Home