segunda-feira, julho 03, 2006

Sofrimento

Meus queridos amigos:
Vocês têm razão!
Todos nós sofremos.
Eu já sofri muito.
Tu já sofreste muito.
Só Deus sabe o que o outro já sofreu.
Porém, esta afirmação sofre de contra-argumentação.
Sofrer é um método de aprendizagem; sofrer é viver; sofrer é saber. Como elas mordem!
O processo é simples. Um: elas mordem; Dois: nós damos um salto no ar; Três: ficámos a saber que elas mordem; Quatro: já nos podemos considerar mordidos, mas sábios!
As pessoas sofrem e dizem que sofrer faz "calo". É repulsivo. Calo?, por amor de Deus...
Passam pelas maiores amarguras e em vez de tentar esquecê-las dizem que "criaram carapaça", que isso ajuda a enfrentar melhor as agruras. Qual carapaça, qual carapaçuda; que vantagem tem uma pessoa ficar casca-grossa, insensível, género rinoceronte de olheiras?
Sofrer é uma coisa horrorosa, é igual àquilo que se sente... quando uma pessoa está na merda é que vê o que o sofrimento é: uma merda.
O sofrimento dá cabo das pessoas, vira-lhes os cantos dos olhos e da boca. Torna-os inacessíveis aos encantos do mundo que já são poucos. O sofrimento vexa, humilha, amarrota, estupidifica. O sofrimento é uma coisa que não se deve enfrentar. Não é um touro, mas... é uma coisa de que se deve absolutamente fugir.
Sou totalmente cobarde no que toca ao sofrimento. Não aguento. Dói demais. Quero que se lixe. Nem quero pensar nisso.
O sofrimento é um nojo. Tudo o que dói faz mal. O sofrimento é uma doença, uma constipação da alma, uma coisa para esquecer.
Temos o dever de nos alegrarmos; a nós próprios e uns aos outros. Isso é que é um dever.
A sinceridade é uma coisa gratuita; alegrarmo-nos é uma missão heróica, quanto mais fingidamente, melhor...

Sorrir é mandar os cantos dos lábios para o curso das lágrimas descendentes. A boca é uma barragem. O coração é uma coisa simples. Sofrer é ficar ferido. As cicatrizes são todas feias. É melhor não ser nada; é melhor não ser feliz do que sofrer.
É isso o que se pensa, quando se respeita verdadeiramente o sofrimento.

Beijinhos,
Sophie

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muito giro

terça-feira, julho 04, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Ui...ui, ui...infelizmente só te posso dizer que o sofrimento faz parte da vida, tal como faz a alegria, a tristeza, as lágrimas, os sorrisos...é inevitável!...
Não vou aqui dizer frases batidas que não vale a pena, deixo-te simplesmente um beijo que te segure as lágrimas, um sorriso que te alegre o coração e um abraço apertado que te aconchegue, pode ser? Sem fingimentos...;)

terça-feira, julho 04, 2006  
Blogger Hindy said...

E quem gosta do sofrimento? Infelizmente faz parte da vida de todos nós.

Beijinhos :o)

terça-feira, julho 04, 2006  
Blogger Cherry Blossom Girl said...

Ainda bem quer estás melhor. A vida não é só feita de coisas boas, quem é que na vida não sofreu, não esteve triste?! Mas aprendi, que são essas coisas menos boas que nos tornam mais fortes e nos fazem valorizar as coisas boas que a vida nos oferece.
Beijinho enorme.
***

terça-feira, julho 04, 2006  
Blogger Alberto Oliveira said...

Fico feliz por ler este teu discurso anti-sofrimento.

Encarar a vida pela positiva, pelo sorriso; sempre!

beijo.

terça-feira, julho 04, 2006  
Blogger Um Poema said...

Gostei de te ler. Cada um de nós terá uma forma própria para definir o seu desagrado em relação ao sofrimento, mas numa coisa concordamos todos (todos menos os masoquistas, claro), "sofrer, ninguém quer".
Um abraço

terça-feira, julho 04, 2006  
Anonymous Anónimo said...

"O sofrimento vexa,humilha, amarrota, estupidifica.
Não é um touro, mas... é uma coisa de que se deve absolutamente fugir."

...a 7 pés.bateste lá.mesmo na nota certa.humilha...é a palavra que sempre me ocorre.a humilhação de quem nos faz deixar sofrer...só porque sim...apenas porque afinal...Tenho horror a essa dor que nos vai minando dia a dia...que nos deforma em vez de transformar.

doce A.
lindas as palavras que me deixaste.lindas e doridas...as que deixas por ti.

beijo meu...e o perfume que fica por entre nós.
Obrigada.muito.

quarta-feira, julho 05, 2006  
Blogger just me, an ordinary girl said...

Sophie, simplesmente, ADOREI ler-te.
E estou plenamente de acordo. Já sofri muito. Odeio sofrer, muito ou pouco. Tenho um medo terrivel de fazer sofrer. As cicatrizes, tens razão, são todas feias. Não ajudam em nada. Não facilitam nada. Devemos evitar que acontençam. Etc. ETc.

Concluindo, é invitável que aconteça, mas devemos com todas nossas forças tentar que aconteça o menos possivel, a nós e aos outros.

Um beijo grnade, para ti.

quarta-feira, julho 05, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Sabes Ana, uma coisa pelos vistos estamos todos de acordo. Todos sofremos. E provavelmente, todos já sofremos bastante.
E não. O sofrimento não é bom. Não engrandece. Não melhora. Não ajuda.
E ao contrário do que se diz, eu não acho que se aprenda com o sofrimento.
E qual é a vantagem de não sentir? Nenhuma! Viver na apatia não é vantagem...
Mas infelizmente sofrer é tão certo como viver. Há que fazer por ser mais vezes feliz do que sofrer...
E tu, minha querida Ana, tens que fazer exactamente isso! E lembrar-te que a felicidade está mesmo aí perto de ti...

Beijo sempre com muita força

quarta-feira, julho 05, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Hmm... Eu acho que quanto mais medo se tiver do sofrimento mais horroroso ele parece. Depois sofremos por medo de sofrer. Escolhemos descer na vez de subir por medo de cair! E acabamos por não viver, por não evoluir, por não sair do mesmo. E o que andamos cá a fazer afinal? Qual é a ideia? Será andar cá a marcar passo? Ou será chegar a algum lado? Ser alguém melhor, maior que no dia anterior?
Se não passarmos pelas coisas não as podemos interiorizar e compreender verdadeiramente. Right?
(epa.. isto se calhar parece um sermão! lol foi só a minha opinião sobre a coisa. =) e... eu também não gosto nada de sofrimentos!)

Obrigada pela visita ;)

beijinho!

quarta-feira, julho 05, 2006  
Blogger Claudia said...

Acabei de ler este texto e lembrei- me de ti Ana. Por isso passei por cá para tu deixar ficar e para te dizer que o post em cima anónimo é meu! Não sei porque ficou assim!

"Há um tipo de choro bom e há outro ruim. O ruim é aquele em que as lágrimas correm sem parar e, no entanto, não dão alívio. Só esgotam e exaurem. Uma amiga perguntou-me, então, se não seria esse choro como o de uma criança com a angústia da fome. Era. Quando se está perto desse tipo de choro, é melhor procurar conter-se: não vai adiantar. É melhor tentar fazer-se de forte, e enfrentar. É difícil, mas ainda menos do que ir-se tornando exangue a ponto de empalidecer.

Mas nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respeitar a nossa fraqueza. Então, são lágrimas suaves, de uma tristeza legítima à qual temos direito. Elas correm devagar e quando passam pelos lábios sente-se aquele gosto salgado, límpido, produto de nossa dor mais profunda."

A Descoberta do Mundo - Quando Chorar de Clarice Lispector

quinta-feira, julho 06, 2006  
Blogger Sophie said...

Cláudia:
És maravilhosa! Tb tu, sabes o que são lágrimas suaves... e a dor mais profunda.
Adoro ir ao teu blog e ler-te; és Linda!
Quando ando pela vida e encontro pessoas como tu, páro e penso que vale a pena viver!
Um beijo do tamanho do mundo.
Ana

quinta-feira, julho 06, 2006  
Blogger joão marinheiro said...

Querida Ana( permite o trato assim, é que existem tantas Anas na minha vida...)li e reli o teu texto, que te dizer? Noto a tua revolta, o teu grito, mas repara, só pela dor nos tornamos puros entendes. Amar como eu concebo a palavra e o estado emotivo é algo de puro, logo belo, logo em paz connosco. Se existe sofrimento não é amor, dé-se-lhe o nome que se queira. Errar. Quem não erra minha querida, senão como podiamos aprender com os erros cometidos...
Gostar. Primeiro de nós próprios num acto egoista mesmo.Assim fortalecidos e equilibrados, podemos gostar do outro, ou passar despercebido. O nosso equilibrio é fundamental.
Sorrir. Muito, faz parde desse equilibrio que falo. Perguntas certamente, como será possivel? tudo é, a unica coisa impossivel é regressar da morte, como a concebemos nos tempos de agora. A mente humana é um prodigio de forças.
Abraço com mar e salpicos de espuma.

sexta-feira, julho 07, 2006  

Enviar um comentário

<< Home