sexta-feira, outubro 03, 2008

Exames Médicos

Os exames médicos são feitos em sítios públicos.Você está sentado. De repente, tocam-lhe no ombro, e dizem: Exame Médico. De imediato você levanta-se, encosta-se à parede, e despe-se por completo.
A cada Exame Médico marcam uma cruz nas costas da mão. Há pessoas que já fizeram dezenas. E todas as pessoas sabem que as doenças surgem com os exames médicos.
Como são marcados nas costas das mãos alguns procuram rodar os braços para manterem as palmas viradas para cima. Mas com esse gesto denunciam-se. Provocam maior repulsa. Os outros afastam-se.
Nunca lhe tocam. O contágio vem da extremidade dos aparelhos. Com os olhos você nada distingue, mas os instrumentos parecem ter a extremidade coberta de um pó granuloso. Até você sentir os aparelhos não tem medo. Depois sim.
Por vezes só assustam. Abrem uma fenda na pele e depois fecham-na. Arrumam os aparelhos. Dizem: nenhuma doença; e sorriem. Afastam-se, e você começa a vestir-se. Outras vezes é diferente. Fazem pequenos cortes. Tocam-lhe com os aparelhos. Tiram pequenas coisas do seu corpo, não interessa o quê; não magoam.
Perseguem as doenças estranhas. Perseguem os doentes estranhos. Quem tem uma doença estranha deixa de ser doente, entra na categoria do criminoso.Ter uma doença normal significa que se obedeceu e se foi exacto nas funções. Uma doença estranha revela uma falha: faltou-se à higiene ou à verdade.